Av. Espírito Santo, 195 - Jd. Primavera • Caraguatatuba / SP || (12) 3882.1072 • 3883.9817

O que é implantodontia?

Implantodontia é uma especialidade da odontologia que visa reconstruir uma parte do dente por meio de um implante. Esse implante é instalado cirurgicamente dentro do osso da mandíbula e/ou maxilar.

Esse tipo de procedimento, também conhecido como implante osseointegrado, utiliza parafusos de metal titânio. Ele funciona como um substituto para a raiz natural do dente. Com a implantodontia é possível fazer a reabilitação de um ou mais dentes ausentes. Os implantes podem dar suporte para diversos tipos de próteses entre fixas ou removíveis.

O objetivo principal dessa especialidade é devolver as funções essenciais dos dentes que, eventualmente, tenham sido afetadas devido à ausência, como a mastigação e fonética. A implantodontia também se encarrega de cuidar da questão estética perdida. Ela ajuda a restaurar a harmonia do sorriso e promover no paciente a melhora de sua autoestima.

O implante dentário é indicado para quem recebeu o diagnóstico de extração da raiz ou para quem já removeu essa parte do dente por algum motivo. A reconstrução da raiz é recomendada até para os casos em que o dente definitivo simplesmente não nasceu.
Embora seja desconfortável, todo o procedimento de implantodontia não deve causar dor ao paciente. Há o uso de anestesia local e, em alguns casos, pode-se fazer a sedação consciente.

O processo de cicatrização do implante em volta do osso, ou osseointegração, dura, em média quatro meses. Entretanto, também há casos em que a colocação de uma prótese provisória pode ser feita no mesmo dia. Somente o implantodontista pode avaliar quando e como isso deve acontecer.

Fonte: www.bidu.com.br

Ligue Agora
Como Chegar